Publicado em: 14 de maio de 2017
Elo vital

Para: Domingo, 14 de maio de 2017

Texto: João 15.1-8

“Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.” (Jo 15.4)

Durante a gestação, a criança fica na barriga da mãe, ligada com sua genitora através do cordão umbilical. Através do cordão umbilical acontece uma comunicação especial entre a criança e a mãe. A criança recebe, por meio do cordão umbilical, tudo que precisa para o crescimento sadio. Assim, o cordão é o elo vital que une a mãe e o bebê.

Assim como a criança no ventre da sua mãe está em completa comunhão com ela, assim o cristão está em uma união especial com Cristo, visto que o próprio Jesus afirma: “Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo” (Jo 15.4).

Jesus Cristo é o elo vital da vida do cristão. Somos mantidos em uma comunhão íntima com Deus por meio do seu Filho. Assim, também, através de Cristo, estamos ligados uns com os outros.

Tal ligação é considerada uma ligação íntima, pois Jesus é como a planta e nós como os ramos, de modo que somente podemos produzir fruto se estivermos unidos a ele. Por isso, o elo é vital. Afinal de contas, o fruto é resultado da fé em Jesus Cristo, o fruto vem dos ramos, dos ramos que estão unidos à planta.

Estar unido a Cristo significa ser alimentado pela Palavra de Deus, participar dos sacramentos. Como fruto dessa alimentação, realizamos boas obras e amamos o próximo. Tudo isso somente é possível por causa da fé, dada a nós gratuitamente pelo próprio Deus. Unidos a Cristo, somos alimentados, fortalecidos e conduzidos à vida eterna.

Oremos: Senhor Deus, perdoa-nos quando nos afastamos de ti. Mantém nosso elo com Cristo a fim de que, unidos à videira, possamos produzir bons frutos aos teus olhos, para que as pessoas vejam os frutos e glorifiquem a ti. Por amor de Jesus. Amém.