Publicado em: 08 de julho de 2023
Escravos libertados

Para: sábado, 08 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 7.14-25

“Sabemos que a lei é divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo.” (Rm 7.14)

Há muitos documentários e filmes sobre a escravidão. Alguns deles revelam com detalhes o quanto os povos escravizados sofreram ao longo do tempo. No tempo da escravidão algumas pessoas nasceram e morreram escravas. Você já imaginou viver uma vida assim? Sem liberdade?

O fato é que continuamos a viver tempos de escravidão: não a escravidão como domínio de um ser humano sobre outro, mas a escravidão como o domínio do pecado. Todos nós nascemos escravos, escravos do pecado! A Bíblia descreve o pecado como uma força que age em nós. O apóstolo Paulo escreveu assim: “Eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo” (Rm 7.14). Basta pensarmos um pouco para percebermos que é verdade, isso é, que há uma força que nos escraviza. Não conseguimos deixar de pecar.

Existem três inimigos que nos escravizam: o Diabo, o mundo e o pecado. Cristo veio ao mundo para nos libertar, para vencer o mal, para nos resgatar. Mediante a sua obra, fomos libertados. Aqueles que estão em Cristo são novas criaturas, receberam o Espírito de Deus. Isso não significa que a força do pecado deixou de atuar, mas significa que os nossos pecados foram pagos.

Ao reconhecermos que somos pecadores, convencidos pelo próprio Deus, declaramos a nossa necessidade de Deus, e de como precisamos do seu perdão e poder. Sobre isso Paulo escreveu e disse que quando sou fraco, então é que sou forte, pois o poder de Deus se aperfeiçoa em minha fraqueza. “Porque, quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim” (2Co 12.10). Com a força de Cristo, somos livres e salvos!

Oremos: Bondoso Deus, apresento a ti o meu pecado e peço o teu perdão. Apresento as minhas fraquezas e peço a tua força. Apresento as minhas dúvidas e peço o dom da fé e da perseverança para continuar sendo teu seguidor e servo fiel. Em Cristo. Amém.