Publicado em: 31 de outubro de 2021
Ele veio buscar os perdidos 

Para: domingo, 31 de outubro de 2021
Texto: Lucas 19.1-10     

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.” (Lc 19.10) 

É algo normal que, ao recebermos uma visita especial, nos preocupemos em receber bem os nossos convidados. E se um dia ouvíssemos Jesus falando que passaria a noite em nossa casa, qual seria a nossa reação? A Bíblia conta a história de um homem muito rico chamado Zaqueu. A sua fama não era boa na sua cidade. Mesmo assim, Jesus escolheu a casa de Zaqueu para passar aquela noite.  

O fato de Jesus escolher a casa de Zaqueu, um homem com nome “sujo” e de má fama, trouxe desconforto às pessoas da cidade. Em vez de o Salvador ter passado a noite em uma família de boa reputação e exemplar para a sociedade, Jesus escolheu a casa de um homem cheio de culpas. E não foi por acaso. Este foi e sempre será o foco do Salvador: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido” (Lc 19.10). E, naquela noite, a vida de Zaqueu mudou. O seu coração foi transformado pela ação de Jesus. 

Ainda hoje o foco do Salvador continua sendo os culpados e perdidos. E como é bom saber disso! Não é novidade que nos sintamos como Zaqueu, com um nome “sujo” e sem dignidade alguma perante Deus e a sociedade. Nesses momentos, quando nos sentimos angustiados, culpados e envergonhados, precisamos nos lembrar de que o olhar de Jesus não repousa apenas sobre os lares onde há paz e tranquilidade, mas, especialmente, nos lares onde há culpa e sofrimento. Por meio da sua Palavra, a Bíblia, ele continua transformando corações, perdoando pecados e trazendo de volta os perdidos. 

Neste dia, sejamos lembrados desse amor incondicional de Deus, revelado justamente na cruz do seu Filho Jesus, onde tudo foi pago. Jamais esqueçamos: Jesus veio buscar os perdidos. 

Oremos: Senhor Deus, justo e misericordioso, obrigado pelo teu amor que nos busca em meio às nossas culpas. Aumenta a nossa fé. Em nome de Jesus. Amém.