Publicado em: 25 de abril de 2018
Ele ensinará a verdade

Para: Quarta-feira, 25 de abril de 2018

Texto: João 16.5-15

“Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer.” (Jo 16.13)

A verdade proclamada pelos homens não é perfeita, e pode mudar no decorrer dos anos. A verdade de Deus, revelada a nós pela Bíblia, é imutável. “O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre”, disse Jesus (Mc 13.31).

O ser humano procura a verdade. E como desejamos conhecê-la! Procuramos por ela assim como procuramos por algo que perdemos e não conseguimos encontrar. Não desistimos, mas vamos a fundo na história até descobrirmos a verdade. Isso ocorre, especialmente porque não gostamos de ficar na ilusão, não gostamos de receber mentiras e não gostamos de ser enganados.

No seu sermão de despedida, quando Jesus estava reunido com os discípulos por ocasião da ceia da Páscoa, ele prometeu que, após o seu retorno à Casa Paterna, o Espírito da verdade seria enviado sobre eles e lhes ensinaria toda a verdade. Suas palavras foram: “Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer” (Jo 16.13).

A promessa feita por Jesus cumpriu-se no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi enviado da parte do Pai para aquecer o coração dos discípulos e animá-los e capacitá-los no cumprimento de sua missão: levar todos ao conhecimento da verdade através da pregação do evangelho da salvação.

Assim como o Espírito da verdade foi enviado sobre os discípulos, o mesmo é enviado sobre a sua Igreja ainda hoje. Quando levamos as pessoas para receberem o Santo Batismo ou quando ouvimos a Palavra de Deus recebemos, por parte do Pai, o Espírito da verdade que nos convence de nosso pecado e nos leva para junto de Cristo, que é a verdade e a vida.

Oremos: Obrigado Senhor, por nos enviares o Espírito da verdade, por Jesus. Amém.