Publicado em: 26 de dezembro de 2023
Ele dá sabedoria a quem pede

Para: terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Leia em sua Bíblia: Salmo 111 

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos.” (Sl 111.10) 

Você já deve ter ouvido falar da diferença entre conhecimento, inteligência e sabedoria. Uma das formas de diferenciar é dizer que conhecimento são as informações que a gente acumula, enquanto inteligência é a capacidade e agilidade para lidar com elas. Já a sabedoria está relacionada a tomar decisões corretas, refletir de forma acertada, além de encontrar felicidade naquilo que se conhece e aprende. 

Seja qual for a maneira como tentamos definir sabedoria, é importante saber que, na Bíblia, ela não é descrita como algo que depende de nós, mas de Deus. O Salmo 111, versículo 10, diz: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos”. Ou seja, o temor a Deus, esse sentimento de que somos totalmente dependentes dele e de que lhe devemos toda honra, é a base para a sabedoria. 

Em um outro texto bíblico, o apóstolo Tiago diz: Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos (Tg 1.5). Muitas vezes, pessoas se veem em encruzilhadas e sentem-se tolas ou incapazes diante das tensões e complexidades da vida. Só então percebem que não podem buscar tudo que precisam em si mesmas e lembram que necessitam da sabedoria divina. 

Portanto, se você quer ter sabedoria em suas decisões, se quer refletir e agir de modo acertado, peça a Deus e busque em sua palavra. E não se esqueça de que, se ele dá o que você pede, é por causa de Jesus, que fez tudo para nos aproximar de novo de seu amor e perdão.  

Oremos: Obrigado, Senhor, pela sabedoria que só tu podes me dar. Guia-me com o teu Espírito Santo, por amor de Jesus, para que eu tenha sabedoria em minhas reflexões, decisões e ações. Amém.