Publicado em: 17 de outubro de 2020
Ele compreende as nossas fraquezas 

Para: sábado, 17 de outubro de 2020
Texto: Hebreus 4.14-16  

O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou.” (Hb 4.15)

Vivemos em um mundo cada vez mais segmentado. Com as redes sociais, todos parecem ter direito a dar opinião sobre tudo. Entretanto, a mesma ferramenta que deu voz aos que não tinham voz, também aumentou a incompreensão entre as pessoas. Isso porque muitos desejam ter voz e opinião, mas poucos desejam ouvir a opinião alheia. Como podemos compreender melhor o outro?  

Na Carta aos Hebreus, vemos que o autor se preocupa em dar uma boa notícia aos destinatários da carta: Jesus é o Salvador de toda a humanidade. Contudo, para que os seus leitores pudessem conhecê-lo melhor, o autor da Carta aos Hebreus utiliza uma linguagem conhecida por eles. Por isso, ele apresenta Jesus como o Grande Sacerdote, tendo em vista que os hebreus conheciam o Antigo Testamento e estavam habituados a essa linguagem. Por compreender as fraquezas de seu público, o autor da Carta aos Hebreus se tornou relevante e se fez compreendido. 

Mas Jesus fez mais! Ele deixou a sua glória, desceu ao mundo e se fez carne, compreendendo na pele as nossas fraquezas. Ele sentiu tudo o que sentimos e mesmo assim não pecou. Por isso o seu sacrifício na cruz foi aceito. Ele cumpriu a lei de Deus em nosso lugar e morreu em nosso lugar para nos salvar. Sabedores dessa maravilhosa notícia, também procuraremos compreender as fraquezas das outras pessoas. Quando isso parecer impossível, olharemos para o grandioso fato de que Jesus morreu pelas fraquezas de todo mundo. Só assim poderemos compreender as fraquezas de nosso próximo. 

Oremos: Onipotente e misericordioso Deus, obrigado por compreenderes as minhas fraquezas, enviando o teu único Filho para morrer em meu lugar. Concede-me forças para compreender as fraquezas de meu próximo e amá-lo. Amém.