Publicado em: 05 de dezembro de 2021
Ele apontou para Jesus 

Para: domingo, 5 de dezembro de 2021
Texto: Mateus 3.1-12 

“Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!” (Mt 3.2)

João Batista chamou a atenção de muita gente, não só pelo seu jeito estranho de se vestir, fora dos padrões, e pela sua alimentação silvestre. Afinal, ele morava no deserto. O que causou impacto na vida das pessoas foram as suas palavras simples, claras e diretas, que chamavam as pessoas à mudança de vida: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto! Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo” (Mt 3.2, 8, 10). E essa mensagem tinha uma razão de ser. Ele estava anunciando: “Preparem-se! O Salvador está chegando!” E João se colocou humildemente a serviço do seu Mestre, chamando a atenção das pessoas e apontando para Jesus: “Ele é mais importante do que eu, e não mereço a honra de carregar as sandálias dele” (Mt 3.11). 

Porém, como chamar a atenção das pessoas para Jesus nos dias de hoje, num mundo cheio de religiões, onde as igrejas e os pregadores, às vezes, brilham mais do que o próprio Jesus? Sem dúvida, tudo precisa começar pela mensagem de João Batista. Ela precisa chegar ao coração das pessoas. Ela abre o caminho até Jesus: arrependam-se dos seus pecados! Reconheçam e confessem seus pecados e confiem no perdão de Jesus! Isso vale para mim e também para você. 

Por outro lado, as atitudes novas, que são reflexo do arrependimento e da fé, precisam acompanhar a mensagem. Elas é que darão credibilidade à mensagem de Cristo e chamarão a atenção das pessoas para o Salvador. E essas atitudes novas sempre começam com transformação interna, com arrependimento e fé.

Oremos: Gracioso Deus, leva-me ao arrependimento por meio da tua palavra e produze em mim os bons frutos que apontam para a nova vida em Jesus. Amém.