Publicado em: 26 de agosto de 2023
Egoísmo tem solução 

Para: sábado, 26 de agosto de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 12.3-8 

“E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.” (Rm 12.5) 

 Todo o ser humano é egoísta. Não tem jeito, somos assim por causa do pecado. Isso não quer dizer que não tenhamos momentos de bondade. Mas, na maior parte do tempo, pensamos apenas no que nos interessa. 

Para piorar, nosso estilo de vida é individualista. Tudo é personalizado de acordo com o gosto pessoal de cada um. Um dos primeiros sonhos que queremos realizar é ter coisas: ter o próprio dinheiro, ter o smartphone, ter o carro. E todos nós gostamos de dizer com orgulho que mandamos na própria vida. Somos o centro do mundo, ou achamos que somos. 

A Carta aos Romanos diz que isso pode mudar. Mas não conseguimos mudar isso sozinhos. Deus precisa renovar a nossa mente. E ele está disposto a fazer isso porque nos ama. O seu Filho Jesus pagou com a vida o preço dessa mudança e ressuscitou para acabar com nosso egoísmo e trazer algo novo para nós. 

Jesus provoca essa mudança do eu para o nós. Primeiro, ele nos faz reconhecer humildemente que nos achamos melhores do que realmente somos. E nos perdoa. Por causa desse perdão, Deus me faz enxergar as outras pessoas como iguais a mim diante de Deus. Isso me faz querer o que é melhor para todos e não só para mim.  Em Cristo, fazemos parte de algo maior do que nós mesmos: “Embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo” (Rm 12.5). 

Em Cristo, o meu corpo e as minhas vontades não são mais o centro, mas Jesus me mostra que eu sou parte de um corpo que está unido com ele, Cristo. Eu dependo dos outros e eles dependem de mim, e todos dependemos do amor de Jesus. 

Oremos: Por teu Filho Jesus, muda minha mente, ó Deus, e faze-me abandonar o egoísmo. Quero ser parte do teu corpo, unido a ti e ao meu próximo. Amém.