Publicado em: 04 de maio de 2021
Efeitos colaterais 

Para: terça-feira, 4 de maio de 2021
Texto: Atos 14.8-20  

Convertam-se ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles.  (At 14.15)

O milagre ocorrido na vida do homem aleijado da cidade de Listra, que conseguiu levantar, ficar de pé e andar pela primeira vez diante da ordem do apóstolo Paulo, foi transformador para a sua vida. Infelizmente, esse milagre descrito no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 14, trouxe efeitos colaterais. Os efeitos colaterais não foram para o homem que foi curado, mas para muitos moradores daquela cidade que, por estarem tão acostumados à idolatria, preferiram acreditar que Paulo e Barnabé eram deuses apesar deles terem deixado claro que o poder de realizar milagres vinha do único e verdadeiro Deus. 

O milagre poderia ter sido uma grande oportunidade para os moradores de Listra seguirem o conselho que os dois apóstolos deram a eles: “Nós somos apenas seres humanos, como vocês. Estamos aqui anunciando o evangelho a vocês para que abandonem essas coisas que não servem para nada. Convertam-se ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que existe neles (At 14.15). Mas em vez de glorificarem ao Deus criador, eles desprezaram o evangelho e preferiram idolatrar seres humanos. Eles queriam a todo o custo oferecer sacrifícios a Paulo e a Barnabé, apesar da resistência de ambos e da insistência deles para que percebessem o poder do Deus único, vivo e verdadeiro. 

Não desprezemos o evangelho da salvação, mas depositemos a nossa fé no único Deus, que nos criou, nos ama e nos perdoa. Ele é o Deus amoroso que, diante da queda do ser humano em pecado e de todas as tristes consequências que resultaram disso, permitiu que o seu único Filho Jesus descesse até nós para realizar o grande milagre da cruz, libertando-nos da condenação eterna. 

Oremos: Bondoso e verdadeiro Deuslivra-me de colocar a minha confiança em ídolos, astros, imagens ou criaturas mortais, pois nada se compara ao teu poder e ao teu imenso amor. Em nome de Jesus. Amém.