Publicado em: 16 de outubro de 2020
É preciso saber viver 

Para: sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Texto: Eclesiastes 5.10-20  

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho.” (Ec 5.18)

A canção É preciso saber viver, composta por Roberto Carlos e Erasmo Carlos, fez grande sucesso no Brasil. Ao acompanhar a letra dessa canção, ouvimos que viver é uma aventura que precisa ser aprendida, pois, do contrário, podemos nos perder nas ilusões que ela oferece. 

O Livro de Eclesiastes faz um importante alerta contra as ilusões desta vida. No capítulo 5, Salomão fala sobre a ilusão das riquezas. Você já parou para pensar como as riquezas podem nos iludir neste mundo? Muitos jovens decidem escolher uma profissão apenas pelo seu retorno financeiro. Isso sem falar nas pessoas que são tão iludidas pela ganância, a ponto de caírem no mundo do crime. Nas camadas mais baixas, muitos enveredam pelo caminho do tráfico; nas camadas mais altas, muitos enveredam pelo caminho da corrupção. 

Não se iluda com as riquezas deste mundo. A vida é curta e passageira. Quer saber como viver? Lemos em Eclesiastes que “a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho” (Ec 5.18)Conforme o texto, você pode sim aproveitar o que ganhou com seu trabalho, mas não se iluda com o que há aqui. Há uma vida muito melhor do que essa, garantida por alguém que não se dedicou às riquezas deste mundo, mas ao que realmente tem valor: a vontade de Deus. Jesus viveu para fazer a vontade do Pai, entregou-se na cruz em nosso lugar para nos salvar e nos oferecer uma nova vida, sem ilusões.  

Você quer saber como viver? Creia em Cristo e será salvo. E enquanto estiver aqui, leve o amor dele aos que estiverem ao seu redor. Isso já lhe dará ocupação suficiente para prepará-lo para a verdadeira vida que há de vir. 

Oremos: Bondoso Deus, obrigado pela comida, pelas roupas, pelo lar e pela família. Que eu possa aproveitar todas essas bênçãos sem esquecer que o melhor ainda está por vir e foi conquistado por meu Salvador Jesus. Que eu não seja iludido pelas riquezas deste mundo. Amém.