Publicado em: 16 de novembro de 2023
É preciso saber viver

Para: quinta-feira, 16 de novembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 90.1-12 

Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.” (Sl 90.12) 

É preciso saber viver” é o título de uma música que expressa a importância de viver o agora e aproveitar bem o tempo desta vida. Ainda que haja obstáculos no caminho, é preciso saber viver.  

Isto é verdade e Deus também fala sobre isto. Porém, de uma outra perspectiva. O autor do Salmo 90 reconhece que ele não sabe viver e pede ajuda a Deus para que ele o ensine a viver bem: “Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio” (Sl 90.12). 

Esta súplica de Moisés, ao colocar toda a fragilidade, instabilidade e brevidade de sua vida diante de um Deus que é todo-poderoso e eterno, revela o seu reconhecimento de que ele não sabe viver. Ele admite que as dificuldades do dia a dia, especialmente o desgaste rápido do corpo e a proximidade da morte, fazem com que ele fique confuso e não saiba o que é viver bem. 

Para saber viver, pensamentos positivos são bons, mas eles não bastam. Para Deus, saber viver é reconhecer a nossa própria fragilidade e transitoriedade, e colocar-se diante dele e clamar por um coração sábio que saiba viver esta vida. Saber viver é ser como uma criança, que está numa posição de total dependência de seus provedores, mas que confia que as suas necessidades serão supridas e que ela pode se aquietar nos braços de seus pais.  

Foi isto que Jesus disse ao conversar com os seus discípulos. “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu” (Mt 18.3).  

 Oremos: Senhor Jesus, graças te damos porque tu és o nosso salvador que morreu por nós na cruz e também és o nosso mestre. Faze com que consigamos colocar em prática os teus ensinos, especialmente o de confiar em ti e nos aquietar nos teus amorosos braços. Amém.