Publicado em: 02 de outubro de 2020
É muito bom 

Para: sexta-feira, 2 de outubro de 2020
Texto: Gênesis 2.18-25 

“Não é bom que o homem viva sozinho.” (Gn 2.18) 

Em seis dias Deus criou todas as coisas, nos céus e na terra. Também criou o homem e a mulher. E depois de ter criado tudo, Deus viu que tudo o que havia feito era muito bom” (Gn 1.31). Mas, antes de ver e declarar que tudo era perfeito no Jardim do Éden, Deus viu que algo não era bom: o homem estava sozinho. Não havia alguém como ele. E, por isso, Deus agiu mais uma vez e resolveu aquilo que não era bom: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade (Gn 2.18). 

E, de forma diferente do restante da criação que Deus criou do nada ou a partir do pó da terra, a mulher foi criada a partir de uma costela de Adão. Deus formou a mulhermoldou-a de uma forma toda especial. E Adão reconheceu esse cuidado de Deus, pois quando recebeu a mulher como esposa das mãos do próprio Deus, exclamouAgora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem (Gn 2.23). 

Infelizmente, Adão e Eva estragaram essmuito bom criado por Deus, desobedecendo e pecando, como podemos ver no livro de Gênesis, capítulo 3. E isso é visto e sentido ainda hoje, no nosso casamento, que é muito bom, mas que também apresenta muitas coisas não boas, por causa do pecado. 

Mas Deus não deixa marido e mulher, bem como os filhos, nessa situação. Ele prometeu e enviou um Salvador, seu Filho Jesus Cristo, que com sua morte e ressurreição restaurou aquilo que não era bom. E, assim, Deus tornou muito boa, de novo, não somente a relação entre as pessoas, mas entre elas e Deus. 

Oremos: Senhor Deus, teu amor criou algo muito bom para o homem e a mulher: o casamento e a família. Muito obrigado. Perdoa-nos quando tornamos essa união algo que não está bem. Que o perdão de Jesus esteja sempre presente em nossa família. Amém.