Publicado em: 01 de janeiro de 2023
É de Deus a última palavra 

Para: domingo, 01 de janeiro de 2023
Texto: Provérbios 16.1-9  

“As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.” (Pv 16.1) 

Quais são os seus planos para este ano? Todos fazem seus planos. A cada dia e a cada começo de um ano, como hoje. Às vezes eles dão certo como planejamos, outras vezes não. O que Deus tem a nos aconselhar sobre isso?  

Primeiro, que por mais bem-intencionados que sejam os nossos planos, é Deus quem dá a última palavra. Ele sabe o que é melhor e vê a nossa vida de forma diferente de como nós a vemos. O pecado que habita em nós nos torna incapazes de perceber a impureza de nossas ações. Quando erramos queremos nos justificar, ou entramos em desespero, achando que nada dá certo em nossa vida. Nossos planos não são puros. 

Por isso, Deus nos diz que “as pessoas podem fazer planos, porém, é o Senhor Deus quem dá a última palavra” (Pv 16.1). É bom saber que Deus dá a última palavra. É consolador saber que Deus guia a nossa vida segundo seus bons propósitos. Pode ser ruim saber que Deus é quem toma a decisão final para os nossos planos, porque gostaríamos que as coisas fossem do nosso jeito, especialmente quando nossos planos são interrompidos por doenças, desemprego, separações, tragédias ou morte. 

Mas Deus é Pai e aconselha seus filhos a confiarem seus planos nas mãos dele. É bom saber que Deus cuida de tudo o que planejamos e que a sua Palavra é o que há de melhor. Melhor ainda é saber que por mais que nossos planos sejam ruins, eles têm o perdão de Deus, pois ele não muda os seus planos para conosco e, entre nós e Deus, está Jesus, nosso advogado e amigo. Com ele vivemos em paz com Deus e com ele podemos ter certeza de que a última palavra do Senhor para os nossos planos é a melhor.  

Oremos: Deus gracioso, entregamos nas tuas mãos os nossos planos. Esperamos a tua última palavra. Pedimos que não mudes os teus planos em relação a nós e que continues a nos perdoar e a cuidar de nós. Em nome de Jesus. Amém.