Publicado em: 14 de outubro de 2021
E agora, quem poderá me defender? 

Para: quinta-feira, 14 de outubro de 2021
Texto: Salmo 121  

“O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra.” (Sl 121.2) 

Por muitos anos na televisão brasileira, o herói Chapolin Colorado resolveu problemas com sua astúcia, marreta biônica e boa vontade. Quando alguém estava em apuros, bastava dizer: “E agora, quem poderá me defender?” O herói aparecia com a resposta: “Eu, o Chapolin Colorado!” Ele era frequentemente solicitado e, às vezes, reclamava: “Se aproveitam de minha nobreza”. Nobreza talvez fosse o maior poder do Chapolin. Fora isso, ele não tinha muitas credenciais de verdadeiro herói. 

O programa Chapolin era de comédia, mas a realidade humana de busca por socorro que ele mostrava, faz parte de nossa vida. Muitas vezes nos vemos em situações de desespero em que pensamos: “Quem poderá me defender? Quem pode me ajudar nesta situação?” Por melhor que seja ter gente de boa vontade, astúcia e nobreza para nos ajudar, essas credenciais não são suficientes para solucionar os maiores problemas da nossa vida. 

No Salmo 121 encontramos a melhor resposta para o pedido de socorro ouvido durante anos no programa Chapolin. O salmo começa assim: “Olho para os montes e pergunto: ‘De onde virá o meu socorro?’” E continua: “O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra” (Sl 121.2). Deus tem os poderes necessários para ajudar em qualquer situação porque, além de toda nobreza e amor, ele é o Criador. Ele controla tempestades, levanta mortos, cria a vida. 

Quando você estiver em apuros, chame o herói certo. Deus lhe protegerá pois quer o que é melhor para você nesta vida e na eternidade, afinal, ele enviou Jesus para nos salvar. Se ele não responder da forma como você gostaria, ainda assim se entregue aos cuidados dele, sabendo que além de todo o poder e nobreza, ele sabe de todas as coisas. 

Oremos: Senhor Deus, usa o teu poder para nos proteger e nos guiar pelos caminhos da vida. Fortalece em nós a fé em Jesus Cristo e deixa-nos experimentar a tua ajuda quando necessário. Amém.