Publicado em: 24 de abril de 2022
Dúvida que leva à confissão de fé 

Para: domingo, 24 de abril de 2022
Texto: João 20.24-29 

“Então Tomé exclamou: — Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20.28) 

Tomé era o único que não estava presente quando Jesus apareceu aos discípulos logo após sua ressurreição. Com o Espírito Santo em seus corações, os discípulos foram até Tomé e falaram: “Nós vimos o Senhor!” Jesus realmente ressuscitou. Tomé respondeu: “Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo, e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!” 

Uma semana depois, todos estavam reunidos novamente e, dessa vez, Tomé estava com eles. Então, Jesus apareceu dizendo: “Que a Paz esteja com vocês!” E logo disse a Tomé: “Veja as minhas mãos e ponha o seu dedo nelas. Estenda a mão e ponha no meu lado. Pare de duvidar e creia!” As palavras que saíram da boca de Tomé em seguida foram de confissão ao Jesus ressuscitado: “Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20.28). Jesus disse: “Você creu porque me viu? Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” 

Tomé estava tomado de dúvidas, desconfiança e incredulidade em seu coração. Afinal, como acreditar na ressurreição? Porém, Jesus teve misericórdia de Tomé e a sua presença transformou essa dúvida em confissão de fé: “Senhor meu e Deus meu!” 

Você sente dúvida em relação à sua fé? Jesus se importa com você a ponto de ir ao seu encontro e acolher você no meio das suas dúvidas. Como? Ouça o que o Senhor aconselha aos cristãos: “Tenham misericórdia dos que têm dúvidas; salvem outros, tirando-os do fogo” (Jd 22-23). O Senhor Jesus está sempre pronto para transformar a sua dúvida em uma alegre confissão de fé. Coloque diante de Jesus as suas dúvidas e descanse nas suas promessas de amor e bondade. 

Oremos: Obrigado, Senhor Jesus, por teres tido misericórdia ao transformares a minha dúvida em confissão de fé. Que possamos descansar nas promessas que tu nos confiaste. Em teu nome. Amém.