Publicado em: 11 de abril de 2024
Dormir em paz 

Para: quinta-feira, 11 de abril de 2024
Texto: Salmo 4.6-8  

Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança. (Sl 4.8) 

Sabemos que dormir bem é fundamental para as funções biológicas do corpo humano e a qualidade de sono interfere diretamente no nosso cotidiano. Durante o sono, corpo e mente passam por um intenso processo de renovação que culmina na deliciosa sensação de descanso quando acordamos. São atribuídas ao sono funções como equilíbrio geral do organismo, consolidação da memória e regulação da temperatura corporal. 

Uma noite mal dormida também traz as suas consequências que são sentidas, por vezes intensamente, em nosso corpo. Além da importância das questões fisiológicas, estar bem consigo mesmo de corpo e alma também é muito importante. Inúmeras pessoas não conseguem dormir bem por vários motivos tais como preocupações, ansiedades, medos, inseguranças, entre outros, que estão além da questão fisiológica, mas que acabam sendo sentidos corporalmente. 

O salmista Davi nos traz uma boa dica, em forma de testemunho, para uma noite de sono: “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4.8). São palavras de estímulo e confiança. Estar em paz com Deus, consigo mesmo e com o próximo nos estimula a que possamos dormir em paz. A confiança em Deus também nos traz tranquilidade, elemento determinante para o descanso. 

Eis o convite de Jesus: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Essa paz vem de Cristo. Em seu amor e perdãoem sua graça e misericórdia, temos paz e consciência tranquila que nos habilitam a uma boa noite de sono.  

Oremos: Dá-nos paz, ó Senhor, para que possamos ter um bom descanso. Protege-nos de todos os males que podem nos afetar, especialmente durante o sono. Que tu estejas conosco sempre, pois em ti sempre temos bom descanso. Em nome de Jesus. Amém.