Publicado em: 20 de junho de 2022
Do fundo do poço 

Para: segunda-feira, 20 de junho de 2022
Texto: Lamentações 3.48-58  

“Do fundo do poço, gritei pedindo a tua ajuda, ó Senhor.” (Lm 3.55) 

Quando alguém necessita de ajuda para sair de uma situação difícil, às vezes o orgulho pode ser o obstáculo. Diante de vícios, hábitos danosos ou relações tóxicas, pode ser difícil pedirmos ajuda, a menos que cheguemos “ao fundo do poço”.  

O profeta Jeremias experimentou situação parecida, embora o fundo do poço não tenha sido cavado por ele. O povo de Israel havia se tornado orgulhoso e rebelde, preferindo seguir seus próprios desejos a ouvir a voz de Deus. E sempre que um profeta surgia como portador dessa voz, era duramente perseguido. Por isso, Jeremias disse: “Do fundo do poço, gritei pedindo a tua ajuda, ó Senhor” (Lm 3.55). 

Um povo perdido, sofrendo por seus próprios erros, sem aceitar ajuda. Um profeta perseguido, quase perdendo a disposição para ajudar. São situações semelhantes àquelas que muitos de nós enfrentamos. Pode ser que este seja o tempo de você se arrepender e começar a aceitar ajuda para sair do poço onde está se metendo. Ou talvez esteja na hora de você oferecer, de novo, apoio para alguém que agora está bem perto do fundo. 

Qualquer que seja a situação, a ajuda necessária passa pelo perdão e amor que Jesus oferece, para mim, para você e para quem você precise socorrer. Vamos nos voltar para ele, e assim veremos a sua mão estendida para nos tirar de onde estamos, juntos e apoiando uns aos outros. A quem você quer ajudar? Para quem você vai pedir ajuda? 

Jesus já providenciou uma saída para o fundo do poço do pecado, ele morreu na cruz em nosso lugar e ressuscitou, mostrando sua vitória sobre a morte. Ele nos ama e está sempre pronto a nos ajudar. 

Oremos: Bom Deus, precisamos da tua ajuda, para socorro de nós mesmos e para outros que estão se perdendo. Age em nossa vida com o teu amor, e brilha com tua luz através de nós. Por Jesus. Amém.