Publicado em: 14 de maio de 2019
Divisão negativa e positiva

Para: terça-feira, 14 de maio de 2019

Leia em sua Bíblia: Atos 6.1-7

“Por isso, irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles.” (At 6.3)

Divisão, subtração e adição são operações matemáticas que aprendemos nos primeiros anos da escola. Mas a escola da vida ensina diversas maneiras de dividir. Às vezes, provocamos divisão no trabalho, na escola, na família e entre amigos por motivos egoístas. Dividimos pessoas, prejudicamos relações afetivas e de trabalho. Esse tipo de divisão poderíamos chamar de divisão negativa, pois acaba trazendo resultados ruins para todos os envolvidos: mágoa, culpa, rancor, raiva.

Mas há situações em que podemos dividir de maneira positiva. Foi o que aconteceu no começo da igreja cristã. O grupo dos cristãos havia aumentado muito. As tarefas administrativas estavam tomando muito tempo daqueles que Deus havia chamado para a tarefa de ensinar. E, percebendo que estavam com dificuldades para fazer todo o trabalho sozinhos, os doze apóstolos sugeriram, como está escrito em Atos, capítulo 6, versículo 3: “Irmãos, escolham entre vocês sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, e nós entregaremos esse serviço a eles”.

Em diversos momentos, nós também precisamos ter tranquilidade e maturidade para perceber que não conseguimos fazer tudo sozinhos. É preciso dividir para fazer mais e melhor. Jesus é Deus conosco e sempre prepara pessoas capacitadas para nos servir e nos ajudar. Ele fez o maior serviço de todos ao entregar-se à morte e ressuscitar em favor de todos os seres humanos.

Se for preciso dividir, que seja de maneira positiva, que seja para produzir alegria, paz e descanso.

 Oremos: Pai querido, obrigado por me fazeres perceber as minhas limitações, pois assim aprendo que dependo de outras pessoas e também de ti. Dá-me sabedoria para dividir de forma positiva. Abençoa-me para que eu possa ser uma bênção também. Amém.