Publicado em: 19 de agosto de 2018
Divididos pela fé

Para: Domingo, 19 de agosto de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 12.49-53

“Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão.” (Lc 12.51)

Quando abrimos a Bíblia normalmente esperamos encontrar nela uma mensagem de paz, de alento e de que tudo vai ficar bem. Por isso, num primeiro momento, as palavras ditas por Jesus no evangelho de Lucas, capítulo 12, versículo 51, podem nos deixar perplexos. Ele diz: “Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão”.

Ainda que essa afirmação de Jesus, o Príncipe da paz, nos pareça estranha e oposta a todo o restante de seu ensino, é isso mesmo o que ele está dizendo. Jesus não se enganou com essa afirmação. A verdade nela contida foi vista quando ele andou fisicamente sobre esta terra e pode ser observada em nossos dias.

Na verdade, a mensagem de Jesus incomoda o mundo e os seus interesses obscuros e duvidosos. Por isso, inevitavelmente ela encontra oposição e causa divisão. Querendo ou não, a fé divide as pessoas para muito além de crentes e descrentes. Crer em Jesus tem implicações e traz consequências, tanto eternas quanto também para este mundo.

Se por um lado Jesus não veio trazer paz ao mundo, por outro lado ele traz, sim, paz verdadeira ao coração de todos os que nele creem e confiam. Ainda que o mundo inteiro esteja contra a pessoa que crê, permanecendo na fé em Jesus ela terá paz em seu coração e paz com Deus. Jesus animou os seus discípulos dizendo: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá” (Jo 14.27). E ainda: “Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Oremos: Bondoso Deus, eu quero estar contigo e ter a paz que vem de ti. Fortalece a minha fé em Jesus e ajuda-me a permanecer firme até o fim, mesmo que o mundo inteiro se volte contra mim. Amém.