Publicado em: 16 de outubro de 2022
Distinção entre os dois reinos 

Para: domingo, 16 de outubro de 2022
Texto: Mateus 22.15-22 

“Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus.” (Mt 22.21) 

Seguidamente somos questionados se devemos ou não pagar impostos e obedecer às autoridades. Como cristãos que somos e cidadãos do nosso país, temos os nossos deveres diante da sociedade. Deus espera que sejamos honestos e que honremos as nossas autoridades. 

Jesus, por exemplo, fez uma distinção entre dois reinos: o espiritual e o secular. É muito interessante refletir sobre isso. Não podemos misturar as coisas. Fazemos parte do Reino de Deus, mas também vivemos neste mundo, sujeitos às autoridades a quem também pagamos nossos impostos. Quando perguntaram a Jesus sobre esse assunto, ele sabia qual era o real interesse dos seus interlocutores. Eles queriam criar uma situação embaraçosa para Jesus e, então, mostraram a ele uma moeda que tinha a imagem de César, o Imperador e, diante da pergunta se deveriam ou não pagar impostos, Jesus respondeu: “Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus” (Mt 22.21).   

Nós exercitamos o nosso cristianismo no mundo em que vivemos, seguindo as leis do nosso país e pagando os nossos impostos. Mesmo que não queiramos isso, é o nosso dever. Normalmente as pessoas não têm o desejo de cumprir com os seus deveres para com os governantes. Há uma tendência natural de querer os benefícios, mas não de querer obedecer.  

Uma vida espiritual equilibrada vai nos dar a direção para aquilo que é bom aos olhos do Pai. Sirvamos ao Senhor e tenhamos uma nova vida com ele. Deus preparou isso para nós quando enviou o seu filho Jesus para ser o nosso Salvador. Mas, também, sirvamos às autoridades. Elas foram colocadas por Deus para nos proporcionar paz e segurança. 

Oremos: Querido Senhor, obrigado pelas autoridades de nosso país. Permita que possam governar com justiça e que nós sejamos sujeitos a elas, cumprindo também com os nossos deveres. Em nome de Jesus. Amém.