Publicado em: 22 de janeiro de 2023
Discípulos hoje

Para: domingo, 22 de janeiro de 2023
Texto: Mateus 4.18-25

“Jesus lhes disse: — Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente.” (Mt 4.19)

Havia chegado o tempo certo para Deus Pai enviar o seu filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade. Finalmente, como profetizou Isaías, “o povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas” (Is 9.2). Na Galileia, Jesus chamou os seus primeiros discípulos, pessoas simples, que ouviram a seguinte ordem: “Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente” (Mt 4.19).

Jesus chamou homens diferentes para compor a sua equipe de discípulos. Dificilmente nós escolheríamos as mesmas pessoas que ele escolheu. Eram pessoas heterogêneas. Alguns deles como Pedro, André, Tiago e João eram pescadores simples. Mateus era empregado de Roma, enquanto Simão, o zelote, era opositor declarado de Roma. Entre eles estavam homens inconstantes como Pedro, céticos como Tomé, contundentes como Tiago e João, chamados de “filhos do trovão”. Filipe era do tipo pragmático, enquanto Bartolomeu foi preconceituoso. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu ficaram no anonimato, embora devam ter prestado importante trabalho no Reino de Deus. Acontece que esses homens não foram chamados por quem eles eram, mas sim por quem Cristo é. No lapidar do Espírito, esses homens comuns foram transformados em servos dedicados de Deus.

Você já se perguntou se teria as qualificações para ser discípulo de Jesus hoje? Talvez você pense que seja necessário, no mínimo, cursar teologia ou ocupar um cargo específico na sua igreja. Mas Jesus não pensa assim. Como chamou e preparou os discípulos, ele deseja chamar e preparar você para a missão dele hoje. Coloque-se à disposição dele para tornar-se um pescador de gente também.

Oremos: Jesus, eis-me aqui, Senhor. Usa-me conforme o teu querer. Amém.