Publicado em: 22 de junho de 2021
Diante do medo

Para: terça-feira, 22 de junho de 2021
Texto: 1Reis 19.1-8  

Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu.” (1Rs 19.3) 

Certa vez um pai foi surpreendido por sua pequena filha com um punhado de flores do mato, todas muito bonitas e coloridas. O pai, curioso, perguntou: “Minha filha, de onde você tirou essas flores?” Ela levou seu pai a uma pequena floresta e, em meio a espinhos e pedras, e perto de um grande precipício, mostrou ao pai o local exato de onde colhera aquelas bonitas flores. Ali, naquele lugar rude e perigoso, aquelas pequenas flores coloridas e bonitas haviam crescido e foram notadas pela menina. 

Elias foi um grande profeta de Deus, enviado para livrar o povo de Deus da idolatria e da maldade dos reis. O poder de Deus, por meio do profeta, fez grandes sinais diante do povo e dos governantes. E depois de tudo isso, Elias ficou com medo. Ele fugiu, teve vontade de morrer e orou a Deus. Em sua angústia, suplicou ao Senhor que tirasse a sua vida. Apesar de todo o sofrimento, angústia e medo, aquele não era o momento do fim. Deus trouxe esperança a Elias. Com cuidado, atenção e alimento, Elias foi fortalecido por Deus. 

Nas aflições e angústias do dia a dia, facilmente desistimos, fugimos e nos escondemos. Queremos fugir de problemas, de dores e aflições. “Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu” (1Rs19.3)Assim como a bonita flor em meio aos espinhos e às pedras, nós também vivemos cercados de dificuldades, provações e aflições neste mundo. E temos vontade de fugir. Por isso Deus enviou seu Filho Jesus. E por sua morte e ressurreição, Jesus nunca nos abandona, mas nos ama a ponto de nos dar gratuitamente o perdão dos pecados e o céu. Jesus mesmo nos prometeu: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo” (Jo 14.27). 

Oremos: Querido Deus, quando o medo estiver ao meu lado, lembra-me da tua paz. Em nome de Jesus. Amém.