Publicado em: 30 de maio de 2021
Quem você pensa que é? 

Para: domingo, 30 de maio de 2021
Texto: João 8.54-59  

Ele [Jesus] respondeu: — Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês.” (Jo 8.54)  

Quando pessoas se enfrentam, muitas vezes surge uma pergunta provocativa: quem você pensa que é? Normalmente essa pergunta é feita no calor da hora, com as emoções alteradas, quando um desentendimento está em curso e as pessoas já estão próximas de tomar atitudes belicosas. 

Em uma certa ocasião, os inimigos de Jesus o estavam enfrentando de modo bastante agressivo. Eles até disseram: “Agora temos a certeza de que você está dominado por um demônio! (Jo 8.52). E, logo em seguida, perguntaram a ele: Quem você pensa que é? Eles tinham raiva da autoridade de Jesus e do fato das pessoas virem de longe para escutá-lo falar e esperando que ele operasse milagres. 

A resposta de Jesus, conforme temos em João 8, versículo 54, foi: “Se eu elogiasse a mim mesmo, os meus elogios não valeriam nada. Quem me elogia é o meu Pai, o mesmo que vocês dizem que é o Deus de vocês” (Jo 8.54). Não há glória verdadeira em elogiar-se e elevar-se acima dos outros. Fazer isso é sinônimo de vaidade. 

A Bíblia nos conta que Deus glorificou Jesus Cristo acima de toda a criatura, pois ele cumpriu o plano divino da salvação, o maior ato de amor à humanidade. Jesus Cristo, com sua morte, pagou o preço exigido para que nós fôssemos libertos do pecado. Por isso, segundo a resposta de Jesus, Deus Pai o glorificou. 

Nós, por meio da fé, recebemos o perdão dos pecados e nos tornamos herdeiros do Reino de Deus e, assim, agora devemos viver como filhos de Deus. E, se alguém nos perguntar: Quem você pensa que é?, podemos responder com alegria: sou filho de Deus! 

Oremos: Senhor, Pai eterno, obrigado por nos salvares e acolheres em teu reino celeste. Dá-nos coragem e um coração misericordioso para que amemos as pessoas e compartilhemos com elas a boa notícia da salvação em Jesus. Ajuda-nos, sempre. Por Cristo, o Salvador. Amém.