Publicado em: 28 de maio de 2021
É preciso ter sabedoria 

Para: sexta-feira, 28 de maio de 2021
Texto: Provérbios 8.1-4, 22-31  

Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo. (Pv 8.23) 

Como é bom quando temos pessoas sábias perto de nós. Podemos aprender tantas coisas sobre a vida e sobre a maneira de viver quando temos pessoas sábias caminhando conosco. E, mais ainda, quando seguimos conselhos sábios, evitamos cometer erros e gafes.  

A sabedoria impacta com potência na vida de uma pessoa. Ela mostra que a vida precisa ser vivida em dimensões maiores do que somente nas coisas corriqueiras e imediatas, superando as dificuldades e os problemas. Isso é especialmente verdadeiro quando aceitamos ser orientados pela sabedoria de Deus.  

No livro de Provérbios, capítulo 8, versículo 23, lemos as seguintes palavras sobre a sabedoria: “Eu fui formada há muito tempo, no começo, antes do princípio do mundo” (Pv 8.23) 

A sabedoria de Deus, segundo a Bíblia, ultrapassa o entendimento humano. Por isso, sem a fé em Deus, o ser humano fica impossibilitado de aceitar a palavra de Deus, pois o pecado cega a pessoa, jogando-a no egoísmo e, dessa forma, não permite que veja e aceite a sabedoria de Deus em sua vida. 

Mas, por meio de Jesus Cristo, a sabedoria divina resgatou toda humanidade. Isso significou a nossa salvação e a nossa libertação do Diabo e da prisão que é o pecado. E, mais do que isso, por Cristo novamente temos acesso ao convívio direto com Deus. Esse convívio acontece pelo encontro com a palavra de Deus que nos ensina a vivermos com sabedoria todos os dias de nossa vida. 

É muito bom podermos conviver com a sabedoria de Deus, que nos orienta em nossa vida. Que Deus nos conceda sua sabedoria! 

Oremos: Senhor, nosso Deus, abençoa-nos com a tua sabedoria todos os dias de nossa jornada, para vivermos segundo a tua palavra. Por Cristo Jesus, o Salvador. Amém.