Publicado em: 28 de junho de 2022
Deus vem morar conosco 

Para: terça-feira, 28 de junho de 2022
Texto: Zacarias 2.6-13  

“Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois eu virei morar com vocês!” (Zc 2.10) 

Há pessoas que, com sua presença, nos fazem sentir segurança, paz, esperança e amor. Por isso, desejamos tê-las bem perto de nós. Afastar-se delas causa insegurança, medo e saudades. 

O profeta Zacarias trouxe uma mensagem de grande conforto a um povo que estava voltando da escravidão, tendo que reconstruir uma nação em ruínas. O conforto veio das palavras de alguém que, com sua presença, fazia o povo sentir segurança, paz, esperança e satisfação. 

Apesar de pessoas poderem fazer com que nos sintamos bem, Zacarias não trazia palavras ditas por seres humanos, pessoas comuns. O profeta anunciava promessas do Criador, cuja presença é tudo pelo que nossa alma mais anseia. Nele, somente nele, nada nos faltará, por ser ele nossa segurança, paz, esperança e plenitude. 

A promessa que fez a esperança renascer entre as ruínas de Jerusalém foi: “Moradores de Jerusalém, cantem de alegria, pois eu virei morar com vocês!” (Zc 2.10). Alguns anos depois, o Templo foi reconstruído e o Senhor o encheu com sua glória.  

Deus, contudo, quis mais. Não queria habitar somente em templos feitos por mãos humanas. Ele veio morar entre o seu povo. Deus “se tornou um ser humano e morou entre nós” (Jo 1.14). Para nos dar segurança, paz, esperança e plenitude, Jesus morreu, pagando por nossos pecados, e ressuscitou, prometendo que nós com ele viveremos em uma nova Jerusalém, o céu.  

Como será o céu? “Eu virei morar com vocês!” – disse Deus. Seremos completos pela presença do Deus que nos criou e salvou. Enquanto o céu não chega, ele prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos.  

Oremos: Amado Jesus, tua presença traz segurança, paz e esperança. Habita em meu coração, perdoando os meus pecados e reconstruindo minha vida com tua Palavra. Amém.