Publicado em: 16 de novembro de 2021
Deus vê e julga 

Para: terça-feira, 16 de novembro de 2021
Texto: Malaquias 2.17-3.5  

“Eu virei julgá-los. E darei sem demora o meu testemunho contra todos os que não me respeitam.” (Ml 3.5) 

Deus não vive só no céu ou dentro das igrejas, como alguns pensam. Ele está em toda a parte e vê todas as coisas. O ser humano sempre teve uma inclinação para o mal e, tanto no tempo do profeta Malaquias como em nossos dias, há os que praticam feitiçaria e adultério, os que juram falso para tirar vantagens das pessoas, e os que exploram os mais necessitados. Deus está vendo tudo isso e diz: “Eu virei julgá-los. E darei sem demora o meu testemunho contra todos os que não me respeitam, isto é, os feiticeiros, os adúlteros, os que juram falso, os que exploram os trabalhadores e os que negam os direitos das viúvas, dos órfãos e dos estrangeiros que vivem com vocês” (Ml 3.5).

É função da igreja cristã não apenas celebrar os cultos mas também se preocupar com os necessitados. Por exemplo, há projetos de acolhimento que mostram o cuidado dos cristãos para com os muitos refugiados que vêm procurar abrigo em nossa pátria, fugindo de regimes totalitários e injustos. Muitas igrejas estão aderindo a projetos assim, o que é louvável.

Deus, por meio do profeta Malaquias, anunciou o seu juízo sobre os transgressores da sua Lei. Mas ao mesmo tempo anunciou a vinda do seu mensageiro, que proclamaria justiça e chamaria ao arrependimento, purificando o seu povo. Esse mensageiro é identificado como João Batista, que veio para preparar o caminho ao Senhor Jesus, que trouxe purificação dos pecados pelo seu sangue derramado na cruz.

A sua consciência foi acusada por algum dos pecados mencionados no texto? Volte-se para Jesus em arrependimento e fé. Nele há salvação. E pratique a justiça com o seu próximo necessitado e vulnerável.

Oremos: Deus da justiça e Deus do amor, olha com misericórdia sobre este mundo tão afastado de ti e tão sofrido. Toca o nosso coração para juntarmos forças na ajuda às viúvas, aos órfãos e estrangeiros que vivem entre nós. Por Jesus. Amém.