Publicado em: 14 de março de 2021
Deus se alegra com o pecador arrependido 

Para: domingo, 14 de março de 2021
Texto: Lucas 15.11-32 

“Então o pai respondeu: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado’.” (Lc 15.31-32) 

No Evangelho de Lucas, Jesus apresenta-nos um pai que tem dois filhos. O mais moço foi ao encontro do pai e pediu-lhe a parte de sua herança. O pai o atendeu, e uns dias depois o jovem foi para uma terra distante onde gastou tudo em muitas farras. Então, sem dinheiro, ele começou a cuidar de porcos. 

Foi então, quando nem podia comer da comida que os porcos recebiam, que ele se lembrou de casa e decidiu voltar para pedir que o pai lhe perdoasse e o recebesse como um dos seus servos. O pai, ao vê-lo, foi ao encontro dele, recebeu-o com um abraço e um beijo e ainda preparou uma festa para ele. 

O irmão mais velho, ao voltar do campo, perguntou o que estava acontecendo. Ele não gostou do que lhe contaram e não quis participar da festa. O pai lhe disse: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas era preciso fazer esta festa para mostrar a nossa alegria. Pois este seu irmão estava morto e viveu de novo; estava perdido e foi achado” (Lc 15.31-32). 

Aí está a grande verdade do amor de Deus. Ele não quer que ninguém seja condenado pelos seus pecados, mas que todos se arrependam deles para que haja festa. Sim, Deus se alegra com cada pecador que vem a ele, arrependido. É por isso que cada um de nós deve se examinar diariamente à luz da Lei de Deus. Às vezes, somos como o filho rebelde que se afasta de casa. Em outras vezes, somos o filho que ainda não compreendeu o maravilhoso privilégio de se estar em casa e que acaba se irritando até com a alegria do outro.  

Ao reconhecermos nosso pecado, arrependamo-nos dele e peçamos que Deus nos perdoe. E podemos estar certos: ele, por amor a Jesus, nos perdoará. 

 

Oremos: Bondoso Deus e Pai, como é bom ouvir que tu esperas o pecador voltar arrependido a ti, que lhe perdoas e que isso te alegra. Arrependido de meus erros, eu te peço: perdoa-me e ajuda-me a andar nos teus caminhos. Ouve-me, por amor a Jesus. Amém.