Publicado em: 17 de fevereiro de 2017
Deus sacia a nossa sede

Para: Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Texto:Isaías 43.18-25

“Farei com que jorrem fontes no deserto e com que rios corram pelas terras secas, para dar de beber ao meu povo escolhido”(Is 43.20).

            O estado do Espírito Santo passou recentemente por duas calamidades provocadas pelo ser humano. A primeira aconteceu quando as barragens de uma empresa se romperam e os dejetos do minério de ferro escorreram pelo vale do rio Doce, tornando aquela água imprópria para o consumo e destruindo vidas humanas, animais, plantas e peixes. Em seguida aconteceu um grande período de estiagem, quando riachos secaram completamente e grandes e caudalosos rios tornaram-se pequenos córregos, deixando a população local aflita e com os olhos fitos nos céus, em oração, de onde esperavam as chuvas que demoravam a cair. Depois de um tempo, aos poucos, tudo está voltando à normalidade. As águas do rio Doce já podem ser consumidas, os peixes e a vida fluvial já começam a se multiplicar, as chuvas caem e a água jorra dos altos das pedras e das montanhas, devolvendo aos riachos e aos grandes rios o volume de água normal.

            O ser humano, na sua ganância e irresponsabilidade destrói a bela natureza que Deus criou e provoca essas calamidades, mas Deus pacientemente recoloca a natureza no seu curso normal. Como diz o profeta Isaías, o nosso Deus faz “com que jorrem fontes no deserto e com que rios corram pelas terras secas, para dar de beber ao meu povo escolhido” (Is 43.20).

            Ser povo escolhido é pura graça que Deus nos concede pela fé no Salvador Jesus Cristo. O povo escolhido de Deus agradece pela chuva, pelo sol e pelas estações do ano. O povo escolhido de Deus, movido por essa mesma graça, se compadece do pobre e do necessitado. O povo escolhido de Deus cuida bem da natureza exuberante que Deus criou.

            Oremos:Senhor, nosso Deus, cria em todas as pessoas e, especialmente em teus escolhidos, uma consciência mais zelosa pelo meio ambiente e mais caridosa com os pobres e necessitados. Em nome de Jesus. Amém.