Publicado em: 11 de fevereiro de 2021
Deus responde 

Para: quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
Texto: Salmo 99.6-9 

Moisés e Arão foram sacerdotes de Deus, e Samuel orava a ele; eles clamavam a Deus, o Senhor, e ele respondia. (Sl 99.6)

Em algum momento da sua vida você já tentou falar com Deus e teve a sensação de que ele não estava lhe ouvindo? Se sim, acredite, isso não aconteceu só com você. 

Em parte, essa sensação se dá por dois motivos: primeiro porque nós somos muito imediatistas, querendo que tudo aconteça rapidamente, e nem sabemos exatamente o porquê; em segundo lugar, porque nós esperamos que a resposta de Deus seja exatamente como nós pedimos e queremos. Pensando desse modo acabamos invertendo a ordem das coisas, imaginando que deva ser feita a minha vontade, assim na terra como no céu. 

As respostas de Deus às nossas orações nem sempre são perceptíveis a curto ou médio prazo. Para algumas questões, pode ser que só tenhamos uma resposta definitiva quando estivermos face a face com Jesus, na eternidade. 

No Salmo 99, versículo 6, está escrito: “Moisés e Arão foram sacerdotes de Deus, e Samuel orava a ele; eles clamavam a Deus, o Senhor, e ele respondia. O Senhor sempre ouve nossas orações, e responde. Mas a resposta às vezes é “sim”, às vezes é “não, e ainda outras vezes pode ser “espere mais um pouco”. 

Evangelho de Mateus, capítulo 26, versículo 39, nos conta que na noite em que Jesus foi traído, momentos antes de ser preso sem ter cometido nenhum crime, ele orou: “Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres”. A resposta para essa oração chegou rapidamente. E foi um “não”. O sofrimento não foi afastado de Jesus. Ele sofreu, morreu e ressuscitou, justamente para que nós pudéssemos ter perdão para nossos pecados e possamos nos dirigir a Deus em oração, chamando-o de Pai, na certeza de que ele nos ouve e vai nos responder. 

Oremos: Pai nosso, perdoa o nosso imediatismo e a maneira como tantas vezes queremos nos colocar em teu lugar. Que seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Amém.