Publicado em: 29 de outubro de 2018
Deus: refúgio e força

Para: Segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Salmo 46

“Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.”(Sl 46.1)

Ao despedir-se de seus discípulos e preparar-se para ir para a cruz, Jesus viu que isso criou neles aflição e angústia. Ao conversar com eles, o Salvador lhes falou a verdade. “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Aflições fazem parte da vida de todos. É um sentimento ruim que traz insegurança e medo. Nessas horas, as pessoas precisam de uma palavra segura e de ânimo. O Salmo 46 é uma expressão de fé de que em Deus está o abrigo para todo e qualquer tormento. Ainda que tudo desmorone à nossa volta e não haja sinais para se ter esperança, em Deus está o refúgio e a força nas aflições. Esta é a confiança do salmista: “Deus é o nosso refúgio e a nossa força” (Sl 46.1).

A certeza disto está nas palavras do próprio Senhor: “Fiquem sabendo que eu sou Deus” (Sl 46.10). É como se Deus dissesse: “Parem! Eu estou do lado de vocês”. Mesmo assim, é preciso reconhecer que dificuldades são um teste para a confiança que temos em Deus. Porém, Deus deu um sinal claro de que ele está do nosso lado e nele podemos ter como certos o refúgio e a força nas horas que nos sentirmos inseguros.

Quando um anjo apareceu a José para lhe falar que sua noiva, Maria, daria à luz um filho, ele lhe disse que o nome dele seria Emanuel, ou, “Deus conosco”. Ao falar sobre as aflições que os cristãos passariam neste mundo, o apóstolo Paulo nos animou dizendo que Deus é por nós, porque ele doou seu próprio Filho, Jesus, para ser morto na cruz, que nada pode separar alguém do seu amor e que ele é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição.

Oremos: Deus, graças te damos porque és o nosso abrigo e a nossa ajuda em todos os tempos. Firma-nos nessa confiança. Abre os nossos olhos para que olhemos para o teu Filho Jesus, o sinal de que estás do nosso lado. Em nome de Jesus. Amém.