Publicado em: 28 de agosto de 2020
Deus presente 

Para: sexta-feira, 28 de agosto de 2020
Texto: Deuteronômio 4.7-9  

“Nenhuma outra grande nação tem um deus que fique tão perto do seu povo como o Senhor, nosso Deus, fica perto de nós. Ele nos ouve todas as vezes que pedimos a sua ajuda.” (Dt 4.7) 

Em todo o capítulo 4 do livro de Deuteronômio, vemos Moisés exortando o povo de Israel a ouvir e guardar as ordens e os ensinamentos do Senhor. Dito de outra maneira, Moisés está admoestando o povo a ter sempre consigo a Palavra de Deus. Qual é porquê disso? O Senhor deseja habitar e, de fato, habitará no meio do seu povo. Entretanto, um Deus santo não pode viver em meio a um povo ímpio, que não vive o arrependimento e não crê no Senhor. Portanto, para que o povo de Israel possa viver uma vida de arrependimento e de confiança em Deus, é necessário que a Palavra do Senhor, as suas ordens e os seus ensinamentos, seja ouvida, guardada e seguida pelo povo. 

Por tudo isso, Deus amorosamente estabelece as suas ordenanças e os seus ensinamentos e, por meio da sua santa Palavra, o povo é levado à fé e à certeza de que o Senhor está presente em seu meio. 

O mesmo ocorre hoje: onde a Palavra de Deus está presente, e é ensinada, ouvida, proclamada e guardada, ali o próprio Senhor está presente, junto aos seus. Agora, quando a Palavra de Deus é negligenciada, ridicularizada e rejeitada por nós, nós rejeitamos a presença graciosa de Deus entre nós. Afinal, pela pregação da Palavra, sabemos que Jesus morreu e ressuscitou para nos dar vida! 

Assim, pela ação do Espírito Santo, temamos e amemos a Deus e, portanto, não desprezemos a pregação e o ensino da sua Palavra, mas a consideremos santa, ouvindo-a e estudando-a. Somente permanecendo na Palavra de Deus podemos dizer com Moisés: “Nenhuma outra grande nação tem um deus que fique tão perto do seu povo como o Senhor, nosso Deus, fica perto de nós. Ele nos ouve todas as vezes que pedimos a sua ajuda” (Dt 4.7). 

Oremos: Gracioso Pai, pela ação do teu Espírito, leva-nos a sempre querer e, de fato, ouvir e guardar tua Santa Palavra. Por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.