Publicado em: 21 de outubro de 2018
Deus ouve e atende as orações

Para: Domingo, 21 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 18.1-82821

“Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo?” (Lc 18.7)

É comum vermos cenas de pessoas orando, seja num ambiente de igreja, público, ou em um ambiente familiar. A oração é uma conversa com Deus onde colocamos todas as nossas preocupações, desejos e agradecimentos diante dele. Não importa se juntamos as mãos ou as erguemos aos céus, se de olhos fechados ou abertos: somos convidados a orar a Deus. Mas será que Deus sempre ouve?

Sim, podemos afirmar com certeza. A Bíblia Sagrada revela isso em diversos textos. Então, não temos dúvidas de que ele nos ouve. Mas, “por que não nos responde?”, perguntamos. Também podemos afirmar que esse sentimento é um equívoco da nossa parte, pois Deus, além de nos ouvir também responde a todas as orações, porém a seu modo. Ele que nos conhece, sabe muito bem o que é melhor para nós. Por isso, ele responde com um sim, um não ou um espere um pouco.

Nem sempre vamos compreender a maneira de Deus responder às nossas orações. Nem sempre vamos entender sua forma de lidar com as nossas situações. Mas de uma coisa podemos ter a absoluta certeza: ele nos ama e tem reservado toda sorte de bênçãos para nós, tanto aqui nesta vida, como na eternidade. Jesus disse em Lucas 18.7: “Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo?”

Vamos continuar orando e esperar com paciência pelas respostas de Deus. Colocar diante de Deus os nossos sentimentos de angústia, tristeza, desespero, já nos traz um bem-estar, pois podemos falar com ele sobre tudo o que nos aflige. Sempre lembrando, porém, que o nosso modo de contar o tempo é diferente de como Deus conta o tempo. Mas não duvidemos: ele nos ouve.

Oremos: Querido Deus, que bom podermos orar, agradecer e pedir. Que bom colocar diante de ti a nossa vida, as nossas tristezas e alegrias! Que bom confiar nas tuas promessas, certos de que nossas orações sempre serão ouvidas e atendidas por ti. Amém.