Publicado em: 03 de novembro de 2023
Deus nunca nos abandona

Para: sexta-feira, 03 de novembro de 2023
Texto: Salmo 43 

Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Sl 43.5) 

Você já se sentiu abandonado, sozinho, sem esperança? Passamos por muitos momentos difíceis na vida em que nos sentimos assim. E, em algumas situações, até pensamos que Deus esqueceu de nós. O autor do Salmo 43 também passou por sentimentos de abandono e questionou: Tu, ó Deus, és o meu protetor; por que me abandonaste? Por que tenho de viver sofrendo, perseguido pelos meus inimigos?” (Sl 43.2). 

Mas nos sentirmos abandonados por Deus não significa que Deus nos abandonou. O nosso pecado faz com que tenhamos vontade de culpar os outros e, até mesmo, culpar Deus por muitas situações difíceis pelas quais passamos. E, infelizmente, acaba sendo muito comum as pessoas questionarem a presença divina em momentos assim. 

Mesmo que não percebamos isso constantemente em nossa vida, o Senhor é aquele que nos defende, livra de situações angustiantes e protege de pessoas más. E mesmo que não mereçamos, por meio de Cristo ele nos declara inocentes, perdoados de nossos pecados. Deus ilumina o nosso caminho, mostra a verdade sobre a vida e é a fonte da nossa felicidade eterna.  

As dificuldades da vida vão acontecer, pois vivemos num mundo cheio de pecados. Porém, o maior de todos os problemas que poderíamos ter, Deus resolveu por nós: o abandono na condenação eterna. Por isso, Cristo realmente sofreu e foi abandonado em nosso lugar. No alto da cruz, Jesus clamou: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt 27.46). Para que nós não ficássemos perdidos em nossos pecados, Jesus pagou tudo em nosso lugar com sua morte. Isso prova que Deus nos ama e nunca nos abandona. 

 Oremos: Senhor Deus, obrigado por nunca nos abandonares e por Jesus pagar por nossos pecados. Por isso, cantarei louvores a ti, ó Deus, meu Deus! Amém.