Publicado em: 19 de junho de 2021
Deus nos torna seus filhos 

Para: sábado, 19 de junho de 2021
Texto: Gálatas 4.1-7  

“Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos.” (Gl 4.7) 

Você certamente já ouviu alguém dizer: “Eu também sou filho de Deus”. Normalmente a pessoa que diz isso está pedindo algum privilégio. Na Bíblia Sagrada nos é ensinado que, por si mesmo, ninguém é filho de Deus. Por seus méritos, ninguém tem direitos especiais diante de Deus. 

Em nossos dias fala-se muito de direitos. Existem os direitos da criança, do adolescente, dos idosos, dos trabalhadores, e assim por diante. Essa é uma característica marcante do nosso tempo. Ensina-se que todas as pessoas têm direitos. Mas alguém deve conceder esses direitos às pessoas. Uns dizem que os governos devem garantir os direitos. Outros dizem que a sociedade deve garantir os direitos. Aí entram os que se declaram filhos de Deus. Para esses, Deus deve garantir os seus direitos. 

O que a Bíblia nos diz é que por causa do nosso comportamento, nós perdemos direitos. Isso também faz parte da nossa experiência humana. Se alguém não trabalha, perde o direito ao salário. Se alguém comete um crime, perde o direito à liberdade. Os direitos estão todos relacionados aos deveres.  

A surpresa é que, apesar de nossos erros, falhas e imperfeições, Deus nos aceita como seus filhos. Em Jesus, Deus providencia e garante o perdão para nós. Se confiamos em Cristo, ele se torna o nosso Salvador. Então passamos a ser filhos de Deus: Quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus. Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos” (Gl 4.4-5, 7). 

A boa notícia é que, confiando em Jesus Cristo, Deus nos declara seus filhos, não por nossos méritos, mas porque ele é bom. Que notícia maravilhosa! 

Oremos: Bondoso Pai celestial, agradeço-te porque me aceitas como teu filho, apesar dos erros que cometo. Ajuda-me a viver como um bom filho teu. Em nome de Jesus. Amém.