Publicado em: 15 de dezembro de 2017
Deus nos ama e está sempre conosco

Para: Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Texto: Sofonias 3. 14-20

“Pois o Senhor, seu Deus, está com vocês; ele é poderoso e os salvará. Deus ficará contente com vocês e por causa do seu amor lhes dará nova vida.” (Sf 3.17)

O profeta Sofonias anunciou que o povo de Judá seria conquistado e levado cativo para outros lugares. O castigo viria porque o povo tinha deixado de seguir a vontade de Deus. No final do seu livro, porém, o profeta anuncia uma palavra de esperança. O castigo viria, sem falta, mas Deus ainda esperava que o povo se arrependesse.

Falando de um tempo futuro, o profeta fala que a sentença que havia contra o seu povo foi anulada por Deus. Deus age a partir de seu amor, não porque o ser humano merece ou busca merecer. O amor de Deus não tem fim, e isso fica evidente e visível ao longo de toda a história da humanidade.

Quando Deus criou o mundo, tudo era perfeito. O ser humano caiu em pecado, mas Deus prometeu salvação. O povo foi escravo no Egito, mas Deus o libertou. O povo deixava de fazer o que é certo, mas Deus sempre enviava um profeta para alertar o povo e trazê-lo de volta para junto de si. Isso mostra que o amor de Deus é eterno, enquanto o ser humano sempre prefere andar sozinho e longe dele.

Deus sempre está e quer estar conosco. Ele até se fez humano, a fim de estar ainda mais perto de nós. Jesus, que é verdadeiro Deus, tornou-se homem e viveu neste mundo. Sua missão era acabar com a separação que havia entre Deus e o ser humano. Para isso, ele teve de pagar pelos pecados que nós cometemos. Sua morte na cruz é que nos traz perdão e salvação, ecoando as palavras de Sofonias, capítulo 3, versículo 17: “O Senhor, seu Deus, está com vocês; ele é poderoso e os salvará. Deus ficará contente com vocês e por causa do seu amor lhes dará nova vida.” (Sf 3.17).

Deus está conosco hoje e quer estar conosco por toda a eternidade. O seu amor por nós não tem fim.

Oremos: Senhor Deus, agradecemos pelo teu grande amor e porque tu estás sempre conosco. Ajuda-nos a querer estar sempre contigo, firmes no teu caminho que leva à salvação eterna. No Salvador Jesus. Amém15