Publicado em: 28 de março de 2022
Deus muda corações 

Para: segunda-feira, 28 de março de 2022
Texto: Ezequiel 36.22-32  

“Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente.” (Ez 36.26)  

Você já teve que recomeçar algo em sua vida? Mudar algo não é fácil, mesmo que seja um pequeno mau hábito que temos em nossa vida. Muito mais difícil é arriscar um recomeço em assuntos de grande importância. 

  O profeta Ezequiel anunciou a mensagem que recebeu de Deus, mas o povo não quis ouvir e se revoltou contra o profeta. Em meio a esse impasse, Deus fez a sua oferta: “Eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente” (Ez 36.26). 

O povo de Israel precisava mudar. Para isso, Ezequiel dirigiu palavras claras em obediência a Deus. Era uma tarefa nada fácil porque ele precisava falar a um povo teimoso, que estava desrespeitando a Deus. Um povo que precisava de uma mudança radical. Um povo que tinha um coração de pedra. 

Embora Israel certamente merecesse ser julgado por sua teimosia e rebelião, Deus olhou mais uma vez para o seu povo e enviou o seu mensageiro, pois Deus queria restaurar aquele povo. Em seu amor e graça, Deus deu ao povo de Israel um novo coração, um coração responsivo ao seu amor e disposto a ouvir e obedecer.  

Somente Deus tem o poder de mudar o coração e ele faz isso pela sua palavra e pelo batismo, como aconteceu com o perseguidor Saulo, com o idólatra Nabucodonosor, com o religioso Nicodemos e com tantos outros que não resistiram ao ouvir a palavra do Senhor. 

Nós também somos teimosos contra Deus. Queremos seguir o nosso próprio coração. Deus conhece o nosso coração, sabe dos nossos pecados e das nossas fragilidades. Mas, movido pelo seu amor, ele vem ao nosso encontro em Cristo Jesus para perdoar os nossos pecados e transformar nosso coração. 

Oremos: Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme de viver guiado pela tua palavra. Amém.