Publicado em: 14 de outubro de 2022
Deus livra o seu povo 

Para: sexta-feira, 14 de outubro de 2022
Texto: Isaías 45.1-7  

“Eu, e somente eu, sou o Senhor; não há outro deus além de mim. Embora você não me conheça, eu lhe dou força para lutar.” (Is 45.5) 

É impressionante ler a história do povo de Israel, suas lutas, quedas, conquistas, especialmente a forma como Deus o conduzia. Grandes reis e profetas estavam entre eles. Mas como, infelizmente, havia aqueles que não seguiam o Senhor, isso fez com que tivessem que ser levados ao cativeiro babilônico. Após um período de exílio de 50 anos, novamente Deus retornou a uma ação junto deles para os reconduzir à terra prometida de Canaã. 

Deus sempre está libertando o seu povo. Ele usou pessoas como, por exemplo, um rei pagão, Ciro, que foi escolhido para ser o libertador do cativeiro babilônico. Um fato curioso é que essa promessa foi relatada em Isaías, mas veio a acontecer cerca de 150 anos depois. Deus escolheu o rei Ciro e o capacitou para conquistar o reino persa e libertar o povo de Israel. No livro de Isaías é dito: “Eu, e somente eu, sou o Senhor; não há outro deus além de mim. Embora você não me conheça, eu lhe dou força para lutar” (Is 45.5). 

Essa libertação é possível, porque Deus tem um plano muito claro. Ele tinha um objetivo com o povo de Israel: o nascimento de Jesus, o Messias, nosso Salvador. Mais de 500 anos depois esse plano se concretizou com a vinda de Jesus. Na história do povo de Deus, nada acontece por acaso, pois a vontade de Deus é nos perdoar e salvar. O povo de Israel ficou maravilhado com a libertação do cativeiro; era como se estivessem sonhando. Deus tornou isso real.  

Veja o quanto Deus ama o ser humano. O seu desejo é de que ninguém se perca, mas que todos o conheçam e tenham a vida eterna. Nós também somos alvos desse amor de Deus. Jesus morreu por nós para nos dar o perdão dos pecados e a salvação. Que maravilha é isso para nós! 

Oremos: Querido Deus, como é bom saber do teu grande interesse pela nossa salvação. Ficamos maravilhados com o tamanho do teu amor e da tua misericórdia conosco. Por isso, mantém-nos firmes em ti, sempre. Amém.