Publicado em: 20 de novembro de 2018
Deus faz justiça?

Para: Terça-feira, 20 de novembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Malaquias 2.17-3.5

“Ou então vocês perguntam: Onde está o Deus justo?” (Ml 2.17)

Você já se sentiu injustiçado? O povo de Israel na época do profeta Malaquias estava se sentindo injustiçado por Deus. Após retornar do exílio babilônico, Israel se deparou com sua cidade, com seus muros e casas destruídos. Era preciso recomeçar. Ao verem que seus inimigos prosperavam, se sentiram injustiçados. E perguntavam: “Onde está o Deus justo?” (Ml 2.17). No entanto, Israel havia esquecido que seu exílio fora consequência do seu abandono a Deus.

Essas queixas eram injustas e estavam cansando o ouvido de Deus. Contudo, Deus se mantém fiel e promete enviar seu mensageiro – uma alusão a João Batista – que preparará o caminho para a vinda do Senhor que é Jesus. Jesus não virá para julgar, mas para salvar. Na verdade, ele vem para fazer justiça, não a nossa, mas a de Deus.

A justiça de Deus é santa e não falha, ela é perfeita e por isso impõe condenação ao pecador. Porém Deus não quer que este juízo recaia sobre nós. Deus não quer a nossa condenação, pois ele nos ama. Por isso, Deus envia seu próprio Filho, Jesus, para assumir a nossa culpa, para assumir o nosso lugar lá na cruz e receber sobre si o juízo e a condenação a fim de que a justiça seja feita. Éramos nós que deveríamos receber o juízo e a condenação, e não o Filho de Deus.

Por isso, está errado quem pensa que está sendo injustiçado por Deus! Não há como sentir-se injustiçado. Pelo contrário, Deus é amoroso demais conosco. Ele nos ama mesmo sem merecermos seu amor. De acordo com o apóstolo Paulo, o amor de Deus nos constrange, domina e nos leva a viver não apenas para nós mesmos, mas para ele.

Oremos: Senhor, perdoa-me quando duvidei da tua justiça. Na verdade, eu não sou justo. Tu demonstraste um amor tão grande por mim, amor do qual não sou digno. Quero que meu coração seja teu. Quero ser envolvido pelo teu amor, para que eu possa amar os outros como tu me amas. Em nome de Jesus. Amém.