Publicado em: 26 de novembro de 2021
Deus faz acontecer 

Para: sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Texto: Isaías 64.1-9  

“Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele.” (Is 64.4)

A criança pede um presente, que pode ser de pequeno valor mas que, para ela, significa muito. Enquanto ela aguarda, os seus pais lhe proporcionam uma infinidade de outras coisas, muito mais importantes, indispensáveis e onerosas, as quais a criança não percebe nem valoriza.  

Isso não é diferente do que se passa entre as pessoas e o Criador. Enquanto ambicionamos coisas de menor valor, efêmeras e muitas vezes desnecessárias, ele está atento a tudo e disposto a proporcionar muito mais do que pensamos ou pedimos.  

A maturidade na relação com Deus se dá quando se tem compreensão do que ele proporciona por meio de seu Filho Jesus Cristo, quando se tem compreensão da real situação em que se está e de que somente Deus pode mudar o rumo dos acontecimentos. Parece estranho à nossa compreensão, mas a vontade de Deus é que, quando se trata das coisas relacionadas à salvação, não façamos nada, mas que entreguemos tudo aos seus cuidados e confiemos naquilo que ele oferece por meio de Jesus Cristo. 

Deus, por meio de Cristo, se revela amoroso. Ele está à espera de cada filho que o abandona, disposto a aceitar quem lhe suplica perdão. O que Cristo realizou, com seu sacrifício e morte na cruz, é tudo o que somos incapazes de fazer mas que é disponibilizado a todos, gratuitamente, por Deus. E confessamos com o profeta Isaías: “Nunca ninguém viu ou ouviu falar de outro deus além de ti, de um deus que faz coisas assim em favor dos que confiam nele” (Is 64.4). Deus fez “coisas maravilhosas, que nós nem esperávamos” (Is 64.3). 

É muito difícil compreendermos isso. No entanto, Deus nos molda como o barro na mão do oleiro, fazendo-nos confiar nele e reconhecer o seu cuidado. 

Oremos: Senhor, meu Deus, cria em mim uma nova vida, uma nova vontade e faz-me ver o que realmente importa. Amém.