Publicado em: 09 de janeiro de 2024
Deus fala hoje

Para: terça-feira, 09 de janeiro de 2024
Texto:  

“Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia falado com ele. (1Sm 3.7) 

O nosso país é formado por pessoas que, na sua maioria, em algum momento da sua vida, ouviram ou leram algo a respeito de religião ou de Deus. Não é difícil para a maior parte dos brasileiros ter lido ou ouvido alguma história bíblica. Mas isso, por si só, não significa que todas essas pessoas creem em Deus ou o conheçam. 

O menino Samuel, o personagem principal de uma dessas histórias, costumava dormir na tenda sagrada. O que chama a atenção é que sobre esse menino religioso o texto bíblico diz: “Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia falado com ele” (1Sm 3.7). 

Numa certa madrugada Deus tomou a iniciativa de falar com Samuel. E isso aconteceu três vezes. E nas três vezes quando ouviu a voz, Samuel foi até onde dormia o sacerdote Eli perguntou: “O senhor me chamou?” Nas duas primeiras vezes o idoso sacerdote respondeu que não e recomendou que o menino voltasse a dormir. Na terceira vez Eli percebeu que algo diferente estava acontecendo e disse para Samuel: Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando!’” (1Sm 3.9). E foi isso o que ele fez. 

Deus continua falando com as pessoas, chamando-as para um relacionamento. Ele nos deu o seu Filho, Jesus Cristo, para restaurar a comunicação que nós interrompemos com ele. Por meio da sua palavra o Senhor nos convida para que creiamos em Jesus e, dessa forma, nos aproximemos dele. Ele continua querendo conversar conosco. Um belo desafio é dizer: “Fala, ó Senhor, pois o teu servo está escutando”. 

Oremos: Amado Deus, ajuda-me a escutar e entender o teu chamado para eu viver mais perto de ti. Não quero apenas saber coisas religiosas, quero ter um relacionamento com o Senhor. Ajuda-me, pois tenho facilidade para fechar os ouvidos. Abre-os! Em nome de Jesus. Amém.