Publicado em: 19 de março de 2021
Deus está fazendo algo novo 

Para: sexta-feira, 19 de março de 2021
Texto: Isaías 43.16-21  

“Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão.” (Is 43.19) 

Em nossos dias, ainda é comum netos visitarem seus avós, sentarem em seus colos e ouvirem histórias. São histórias do passado, das dificuldades enfrentadas e da certeza de que o bondoso Deus cuidou e abençoou cada um desses momentos, mesmo em grandes aflições e dificuldades. É triste não conhecer a história daqueles que vieram antes de nós, mas também é triste não saber o que Deus continua fazendo por nós a cada amanhecer. 

Isaías chamou o povo de Israel para se lembrar do seu passado, para recordar tempos de muita escassez. O convite era para olhar a um dos momentos mais difíceis que seus antepassados vivenciaram, a saída do Egito: “Há muito tempo, o Senhor abriu um caminho no mar, uma estrada no meio das águas perigosas (Is 43.16). Depois de quatrocentos anos como escravos no Egito, Deus finalmente os resgatara para viverem livres. A partir daquele momento, todos os anos o povo festejava e relembrava a libertação da escravidão. Essa era a festa da Páscoa. 

Contudo, Deus pediu que eles não permanecessem no passado, nas coisas que foram feitas  muito tempo, mesmo que tenham sido extraordináriasPois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão” (Is 43.19), Deus afirmou. Ele prometeu continuar fazendo coisas inesperadas e novas, como jorrar fontes no deserto e rios em terra seca. 

Não foi somente naquele tempo que Deus fez algo novo. Foi numa festa da Páscoa, quando o povo ainda estava lembrando do que aconteceu no Egito, que Jesus morreu e ressuscitou pela humanidade, fazendo jorrar vida e salvação no meio do deserto do pecado humano. Deus continua criando algo novo toda vez que a mensagem de Cristo toca corações. Assim Deus cria a fé, perdoa pecados e coloca louvores de gratidão em nosso coração. 

Oremos: Obrigado, Senhor, por criares fé e esperança em meu coração. Pela morte e ressurreição de Jesus Cristo hoje tenho salvação. Amém.