Publicado em: 13 de agosto de 2021
Deus está em todos os lugares

Para: sexta-feira, 13 de agosto de 2021
Texto: Jeremias 23.16-29  

“Eu sou o Deus que está em toda parte e não num só lugar. Sou eu, o Senhor, quem está falando.” (Jr 23.23) 

Talvez estejamos nos sentindo sozinhos neste instante. Quem sabe até mesmo nos sintamos abandonados. Na verdade, esse sentimento é muito humano. Basta a dor, a doença, a preocupação, enfim, o sofrimento aparecer, que logo nos vem à mente o pensamento de que Deus nos abandonou ou de que ele não pode estar o tempo todo ao nosso lado. E esse sentimento de abandono pode ser desesperador. 

Nós precisamos de Deus a cada momento. E mesmo que não esteja claro para nós, a cada instante da nossa vida Deus está disponível para nos ouvir e nos ajudar. A Bíblia nos ensina que Deus tem o atributo da onipresença. Ou seja, ele está em todos os lugares, o tempo todo. Ele vê tudo e todos. Ele mesmo afirmou isso por meio do livro do profeta Jeremias: “Eu sou o Deus que está em toda parte e não num só lugar. Sou eu, o Senhor, quem está falando” (Jr 23.23). Essa afirmação de Deus nos revela o seu poder e a sua graça.  

Na pessoa de Jesus, Deus se fez presente entre nós. A sua presença é repleta de amor. Ele conhece o seu povo, pois criou todas as pessoas. Por isso, ele conhece a nossa intimidade, os nossos sofrimentos e os nossos pecados. E, apesar dos nossos pecados, está disposto a perdoar e salvar. 

É muito bom saber que, em Jesus, o Pai nos envolve dessa maneira, de modo tão misericordioso. Assim, mesmo quando aquela sensação de abandono vier nos afligir, podemos nos lembrar de que Deus está em todos os lugares e está presente também em nossa vida com o seu socorro e consolo. Em sua Palavra, ele nos garante isso e podemos confiar no que ele nos diz.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por seres a presença constante de Deus em nossa vida. Perdoa-nos por tantas vezes duvidarmos da tua companhia. Ajuda-nos a confiar nas tuas promessas e em tua Palavra. Em teu nome oramos. Amém.