Publicado em: 08 de abril de 2022
Deus ensina a animar os cansados 

Para: sexta-feira, 8 de abril de 2022
Texto: Isaías 50.4-9  

“O Senhor Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer.” (Is 50.4)  

São tantas as alusões a Jesus Cristo no livro de Isaías que às vezes Isaías é chamado de “o evangelista do Antigo Testamento”. Entre outros títulos, Isaías refere-se a Jesus como o Servo de Deus. Em quatro trechos, conhecidos como “Canções do Servo”, o profeta Isaías antecipa às pessoas de seu tempo detalhes da vida e obra do Messias, o Salvador prometido. 

Em Isaías 50.4 lemos: “O Senhor Deus me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, ele faz com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que ele vai dizer”. Esse versículo faz parte da Terceira Canção do Servo. Isaías proferiu essa mensagem num momento crítico da história do povo de Deus. As pessoas estavam se afastando de Deus, achando que, com isso, seriam livres e mais felizes. Mas o sonho da independência logo se transformaria no pesadelo do exílio forçado na Babilônia, onde o povo de Deus amargaria profunda tristeza, desilusão, solidão e saudade. 

A um povo que lhe virou as costas e fechou os ouvidos, Deus prometeu enviar seu Servo, para estar com eles em suas aflições e animá-los com palavras de esperança. E o Servo não ficaria apenas no discurso, mas sofreria em lugar e por amor do seu povo, para perdoar-lhes os pecados e trazê-los de volta para perto de Deus. 

Jesus Cristo é este Servo de Deus. Ele foi obediente para salvar os rebeldes. Ele foi submisso para redimir os revoltosos. Ele se dispôs a carregar o peso dos pecados de toda a humanidade a fim de tornar a vida possível e suportável, livre da amargura da culpa e adoçada pelo perdão e pela esperança. Com sua Palavra, Jesus nos anima quando estamos cansados. Como servos do Servo, aprendamos de Jesus como animar uns aos outros com a doce Palavra de Deus. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por me animares quando estou cansado. Ensina-me a compartilhar a Palavra que anima. Em nome de Jesus. Amém.