Publicado em: 06 de janeiro de 2024
Deus é o Senhor da história

Para: sábado, 06 de janeiro de 2024
Texto:  

“Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo. (Mt 2.2) 

Hoje é o Dia dos Reis Magos. A Bíblia conta que alguns homens vieram do Oriente à procura de Jesus. Eles foram os primeiros representantes fora do povo de Israel que vieram até Jesus. Por isso, em alguns países, hoje é celebrado o Natal dos gentios, ou o Natal dos não pertencentes ao povo de Israel. 

Estes homens do Oriente, na tradição, foram identificados como “reis”. Eram reis “magos”, porque estudavam as estrelas. Na verdade, eram uma mistura de astrólogos e físicos. Eles viram sinais do nascimento de Jesus nos astros. Estes personagens estranhos foram procurar Jesus no palácio do rei Herodes. Sabemos que o rei Herodes, poucas semanas depois, iria mandar matar as crianças com menos de dois anos. Ele não era nenhum exemplo de homem piedoso. No entanto, os reis magos pensavam que ele teria a informação sobre onde encontrar Jesus. O rei conseguiu a informação bíblica correta do local. Mas o que ele fecom a informação? Ele armou um plano para matar Jesus. 

Mas quem manda na história não são os reis, os poderosos, os religiosos ou os astrólogos, e a história termina bem porque Deus a faz terminar bem. Deus é o Senhor da história. Os reis magos encontraram Jesus, entregaram presentes e o adoraram. Deus revelou a eles os planos de Herodes e eles voltaram para as suas casas por um caminho diferente. E o plano de salvação de Deus aconteceu sem a interferência nociva de nenhum ser humano. 

Confiemos em Deus. Ele é o Senhor da história do Universo e da nossa história de vida. Ele quer cuidar da nossa vida. Ele quer nos salvar. O que ele planejou fazer por meio de Jesus Cristo, ele cuidou para que acontecesse. Confiemos em Deus. O que ele planejou para nossa vida, ele também cuida para acontecer. A nós cabe agradecer e andar pelos seus caminhos. 

 Oremos: Bondoso Salvador, cuida da nossa vida. Confiamos em ti. Tu conduziste os magos do oriente até Jesus e conduziste a nossa vida até aqui. Queremos sempre estar em tuas mãos. Em nome de Jesus. Amém.