Publicado em: 03 de setembro de 2018
Deus e o justo no Salmo 1

Para: Segunda-feira, 03 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Salmo 1

“O Senhor conhece o caminho dos justos.” (Sl 1.6)

Por que os Salmos da Bíblia foram colocados na ordem em que se encontram? Não sabemos. Mas, quando lemos o Salmo 1, parece claro que ele foi colocado no lugar certo. O Salmo 1 apresenta um contraste entre os justos e os ímpios, entre aqueles que levam Deus a sério e aqueles que não estão nem aí.

O Salmo 1 se ocupa a maior parte do tempo com os justos, ou seja, com as pessoas que fazem parte do povo de Deus. Elas recebem o nome de “justos” apenas no final do Salmo. Antes disto, aparece toda uma descrição dos justos. Eles ficam longe dos maus e dos zombadores. O prazer dos justos está na lei do Senhor, ou seja, na revelação de Deus em sua palavra. Indo direto ao ponto, os justos gostam de se ocupar com a palavra de Deus, incluindo os Salmos. O salmista fala sobre meditar na revelação de Deus, porque naquele tempo, quando havia poucas cópias da Bíblia e muita gente que não sabia ler, seria complicado falar sobre leitura da Bíblia. Porém, meditar na palavra de Deus, ou seja, puxar histórias e textos bíblicos pela memória e pensar a respeito de sua mensagem é algo que não depende de saber ler ou de se ter um livro nas mãos.

No Salmo 1, o justo é comparado com uma árvore plantada na beira de um riacho, que dá frutas no tempo certo, e é bem-sucedido em tudo o que faz. Mas, facilmente se poderia esquecer um detalhe: “Deus conhece o caminho dos justos” (Sl 1.6). Nossa tendência é enfatizar o que a pessoa justa faz, mas o Salmo 1 termina, destacando o que Deus faz. Ele conhece o caminho dos justos. Ele conhece o justo. Mais ainda: Deus faz com que o justo seja justo. Ele nos repassa a justiça de Cristo, quando cremos nele. É muito importante conhecer a Deus, mas é mais importante e melhor ainda saber que Deus nos conhece. Ele nos conhece como pessoas que estão “em Cristo”. E em Cristo somos justos.

Oremos: Senhor, confesso que não te conheço como deveria nem sou tão justo quanto deveria ser. Mas é muito bom saber que tu me conheces e me tornas justo em Cristo Jesus. Amém.