Publicado em: 13 de junho de 2021
Deus é muito generoso 

Para: domingo, 13 de junho de 2021
Texto: Lucas 6.37-38  

Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês.” (Lc 6.37) 

Você já deve ter visto aquela frase (ou até mesmo falado): “Só Deus é quem pode me julgar”. É uma frase famosaE é difícil negar que essa frase tenha algo de verdade, uma vez que é normal que as pessoas julguem umas às outras sem conhecerem os problemas e dificuldades umas das outras. Além do fato de que o julgamento feito pelo ser humano é falho.  

Jesus disse: “Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês” (Lc 6.37). Mesmo que muita gente utilize esse texto como um sinônimo da famosa frase citada anteriormente, há outras coisas sobre as quais precisamos refletir a partir do que Jesus fala. 

Podemos pensar que esse texto é parte de um sermão de Jesus, no qual ele estava falando com seus seguidores. E, como seguidores, provavelmente eles não entenderam essa fala como uma permissão para pecar, como se “não julguem os outros” significasse “não existe mais pecado”. Além disso, os seguidores de Jesus talvez devessem lembrar que, mesmo seguindo o Messias prometido, não eram eles que agora determinavam o que era certo ou o que era errado. Deus ainda era Deus. 

Além de tudo isso, quando Jesus diz para sermos generosos e para não julgarmos, ele está mais descrevendo como Deus age em relação ao seu povo do que qualquer outra coisa. E isso não quer dizer que Deus não possa julgar, mas, como disse Jesus “Aquele que crê no Filho não é julgado (Jo 3.18), pois Deus  aqueles que estão em Cristo como pessoas perdoadas e como povo de Deus. 

Nós, como povo que conhece o quanto Deus nos ama, a ponto de não levar em conta os nossos pecados, vamos agir de maneira diferente com nosso próximo? Não, nós amamos porque Deus nos amou generosamente. 

Oremos: Deus, obrigado por olhares para nós a partir da tua misericórdia. Faz crescer em nosso coração o amor ao nosso próximo. Amém.