Publicado em: 29 de julho de 2021
Deus é bom 

Para: quinta-feira, 29 de julho de 2021 

Texto: Salmo 100  

“Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim.” (Sl 100.5) 

Qual o conceito que você tem sobre a palavra “bom”? Como algo precisa ser para que seja considerado bom por você? Por vezes, quando queremos descrever o tamanho, a importância ou a qualidade de algo, usamos palavras como super, hiper, mega, master ou outras semelhantes. Palavras das quais talvez nem saibamos o real significado, mas que parecem mostrar a magnitude do sentimento despertado em nós. 

No Salmo 100, lemos: “Pois o Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim” (Sl 100.5). Alguém poderia dizer: “Mas só isso? Será que Deus não é mais do que apenas bom? Será que não seria mais adequado dizer que ele é maravilhoso, incrível ou incomensurável?” Sim, poderíamos dizer tudo isso sobre Deus. Mas o próprio Deus descreve a si mesmo como sendo bom. E quando ele terminou de criar o mundo, olhou para o que criou e concluiu que tudo que foi feito era bom. E é aí que mora a essência do conceito de “bom”. O mundo foi criado por Deus e era perfeito. Então, para Deus, apenas o que é perfeito é bom. Por isso a Bíblia diz que Deus é bom! 

Infelizmente, a perfeição foi quebrada pela desobediência de Adão e Eva e o mundo deixou de ser perfeito. Por isso, Deus enviou Jesus ao mundo, para pagar pelo pecado e restaurar a perfeição para pecadores arrependidos. 

Neste mundo vivemos momentos bons e ruins. E mesmo que uma paisagem, a comida preferida ou a vitória do nosso time sejam coisas perfeitas e boas para nós, não conhecemos o que é realmente perfeito e bom. Só conheceremos, de fato, quando entrarmos no paraíso eterno.  

Assim, aproveitamos ao máximo esta vida, com seus momentos maus e bons. Mas, na verdade, estamos nos preparando para conhecer o que é plenamente bom e perfeito, preparado por Deus para nós. E, por isso, cantamos louvores a Deus, pois ele é bom e compartilha essa bondade conosco.  

Oremos: Senhor Deus, obrigado por revelares a tua bondade. Por Jesus. Amém.