Publicado em: 08 de junho de 2021
Deus é bom 

Para: terça-feira, 8 de junho de 2021
Texto: Gênesis 48.1-11  

“Eu pensei que nunca mais ia ver você, e agora Deus me deixou ver até os seus filhos. (Gn 48.11) 

Jacó sofreu muito em sua vida. Esse patriarca do povo de Israel passou maus bocados lamentando a morte de José, seu filho querido. Ele pensava que nunca mais o veria. Mas Deus foi muito bom com Jacó, com seus filhos e em especial com José. Muitas coisas ruins foram feitas pelos filhos de Jacó, que venderam José como escravo. Mas Deus foi bondoso. A maldade dos filhos de Jacó não gerou somente sofrimento.  

Graças à ação bondosa de Deus, protegendo e conduzindo José a ter sempre uma conduta ética, correta e temente a Deus, José pôde sair do fundo do poço e tornou-se segundo homem mais importante de todo o Egito.  

Por meio de José, Deus salvou o seu povo da morte pela fome, proporcionou aos egípcios prosperidade e mantimentos nos anos de vacas magras. Deus fez mais do que isso, Deus mostrou ao seu povo que ele é fiel e bom.  

Olhando a história dessa família, podemos pensar: como pode um irmão fazer isso com outro irmão? Mas ouvimos repetidamente histórias de irmãos que não convivem bem. E há muitas brigas por herança e por outros motivos. E tudo isso para quê? Será que vale a pena? Nem sempre as histórias de brigas entre irmãos, de maldades cometidas com alguém da família, têm um final feliz como a história do reencontro de José com seu pai Jacó, que disse: “Eu pensei que nunca mais ia ver você, e agora Deus me deixou ver até os seus filhos” (Gn 48.11). 

Hoje é o dia da reconciliação. Deus está nos ensinando a sermos bons. Ele nos chama a perdoar e a viver uma nova vida movidos pelo perdão recebido de Jesus, uma vida em que possamos ter alegrias como Jacó teveE isso somente ocorreu porque Deus entrou na história, preservou José e o ensinou a amar e perdoar acima de tudo. 

Oremos: Ajuda-me, Senhor, a amar e a perdoar. Mesmo que eu tenha razão, que eu consiga reconciliar e perdoar. Jesus morreu para me reconciliar contigo e também com o meu próximo. Ajuda-me. Amém.