Publicado em: 20 de dezembro de 2021
Deus e a nossa memória 

Para: segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Texto: Salmo 111  

“O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia.” (Sl 111.4) 

Uma história real: uma criança estudou em um colégio somente por dois anos. Segundo ela, não tem muitas lembranças daquele tempo pois foi estudar em outro colégio aos sete anos de idade. No entanto, a lembrança que mais ficou marcada na sua memória foi ter entrado na igreja do colégio para uma atividade especial. A lembrança levou-a a procurar essa igreja para pedir a bênção de Deus para o seu matrimônio. E, assim, uma lembrança transformou-se em um lindo reencontro com Deus, renovando a sua fé em um momento especial da sua vida. 

O esquecimento é mais uma das tantas consequências do pecado. Somos imperfeitos pois nos esquecemos de compromissos, de coisas, mas, principalmente, das pessoas e do próprio Deus. Deus sabe disso e toma providências constantemente.  Ele utiliza as nossas experiências e vivências, o que vemos, o que sentimos e até mesmo o que cheiramos. São sementes guardadas e que, quando encontram os elementos adequados proporcionados também por Deus, começam a germinar. 

Assim foi com aquela aluna que ficou impressionada ao entrar em uma igreja. Assim muitas pessoas, em momentos de crise ou ao final da sua vida, lembram-se de Deus por meio de alguma lembrança escondida na sua memória. 

Isso não é coincidência, é ação de Deus. “O Senhor não nos deixa esquecer dos seus feitos maravilhosos; ele é bom e tem muita misericórdia” (Sl 111.4). Ele é o único que não esquece nada, ele nunca esquece a sua aliança que fez conosco por meio de Jesus Cristo, nos fazendo seus filhos. A aliança, símbolo que os casais levam na mão como lembrança de um pacto de amor e fidelidade, nos faz lembrar também do maravilhoso amor de Jesus. 

Oremos: Bondoso Deus, continua utilizando pessoas, símbolos e lembranças para que possamos nos recordar do teu amor e da tua aliança feita realidade por meio do teu Filho e nosso Salvador Jesus. Reaviva a nossa memória para estarmos juntos na eternidade. Amém.