Publicado em: 30 de junho de 2022
Deus de contrastes 

Para: quinta-feira, 30 de junho de 2022
Texto: Salmo 145.1-14 

“O Senhor Deus é bom e cheio de compaixão; ele demora a ficar irado e tem sempre muito amor.” (Sl 145.8) 

O Salmo 145 é um hino de louvor a Deus, de autoria do rei Davi. Nesse texto, encontramos um homem em paz com Deus e consigo mesmo, agradecido ao seu Senhor. A tranquilidade desse homem contrasta com o que encontramos em outros salmos do rei Davi, como os Salmos 38 e 39: um homem que sofre por causa do seu pecado e que implora pela ajuda e pelo perdão de Deus. De fato, o rei Davi experimentou contrastes em sua vida. Quando se afastava de Deus e permitia que o pecado se apropriasse do seu coração, seu espírito sofria. E quando se arrependia e implorava por socorro ao Senhor, Deus o aliviava.   

Pecar, fazer o que é mal, ofender a Deus e ao próximo, não é um comportamento peculiar somente do rei Davi. Essa é a condição de todo ser humano após o pecado original de Adão e Eva. Até aqui, temos o homem afastado de Deus que merece, por seus atos, somente a condenação eterna. Mas a compaixão e o amor de Deus contrastam com a nossa pecaminosidade: o Senhor providenciou em Jesus novo acesso ao Pai. Em Cristo, o perdão é oferecido e a transgressão é apagada para aqueles que creem no seu sacrifício redentor. É por isso que o rei Davi pôde, e eu e você também podemos, dizer: “O Senhor Deus é bom e cheio de compaixão; ele demora a ficar irado e tem sempre muito amor” (Sl 145.8).  

Agradecidos a Deus por sua misericórdia e amor, somos convidados a contrastar, a sermos diferentes, em muitas situações de violência e dor experimentadas por pessoas bem próximas de nós. Certamente, podemos, com nossas ações, dar testemunho de um Deus que pacifica o nosso viver e as nossas convivências.  

Oremos: Ó Deus, que operas muitos contrastes em nossa vida, curando o mal com o bem, transformando desespero em paz, apagando o pecado e garantindo o perdão, capacita-nos, por teu Espírito Santo, a também diminuirmos distâncias e a praticarmos o amor, a compaixão e a bondade em nossas relações neste mundo. Amém.